O projeto piloto para levar internet 5G para escolas públicas deve ser concluído em março de 2023, conforme estimativa do grupo da Agência Nacional de Telecomunicações, responsável pela iniciativa.
A previsão é que as primeiras escolas sejam conectadas ao 5G até o final de novembro deste ano, alcançando 177 em 10 municípios brasileiros até março do próximo ano.
O programa ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel, que informou que vai deliberar sobre o tema o mais rápido possível. Serão contemplados dois municípios de cada uma das cinco regiões brasileiras. Entre eles, Pau D’Arco, no Pará, Baía da Traição, na Paraíba, e Cavalcante, em Goiás.
Um cronograma de implementação do 5G nas escolas já foi apresentado e o objetivo é igualar o nível da conectividade de todas as escolas da rede pública dos municípios atendidos. O projeto piloto prevê internet nessas localidades pelos próximos três anos e servirá de referência para conectar as mais de 12 mil escolas sem rede no Brasil.