O ranking anual Shangai Ranking indicou que, das mil melhores universidades do mundo, 21 são instituições brasileiras e públicas.
Ao todo, foram avaliadas 2.500 universidades ao redor do mundo na edição de 2022. O levantamento divulga apenas a posição exata das cem primeiras universidades. A partir da centésima primeira posição, as instituições são agrupadas entre as centenas.
A USP aparece como melhor colocada entre as brasileiras, entre as posições 101 a 150. Em seguida, vem a Unicamp na posição 301 a 400 e, na sequência, as Federais de Minas, do Rio e do Rio Grande do Sul. As outras universidades que completam a lista estão espalhadas pelo país, mas são todas estaduais ou federais.
O ranking é realizado anualmente desde 2013 e considera seis critérios, entre eles os números de artigos publicados em revistas conceituadas e os números de prêmios Nobel recebidos pelos graduados ou professores da instituição. Divididas em áreas, o Brasil se destaca em Tecnologia de Alimentos na Unicamp, na 14ª posição, e Odontologia, na USP, em 15ª.