Em um compromisso sendo desenvolvido desde 2019, o Canadá publicou novos regulamentos para banir plásticos de uso único. As regras reúnem seis categorias de itens de plásticos descartáveis.
Fica proibida a fabricação, importação, venda e exportação das categorias detalhadas em lei. Neste sentido, foram incluídas na lei,: sacolas, talheres, mexedores, anéis para latas, canudos e alguns recipientes de comida para entrega (delivery), todos feitos de plástico.
Essa é mais uma iniciativa para alcançar a meta é chegar ao ‘lixo plástico zero’. De acordo com a Oceana, organização sem fins lucrativos de conservação dos oceanos, o anúncio posiciona o país como líder global nos esforços para reduzir o material.
A organização estima que um total de 33 bilhões de unidades de plásticos descartáveis deixem de chegar aos oceanos anualmente no Canadá. O projeto é desenvolvido em economia linear, que descarta o resíduo, para uma economia circular, que mantém o plástico na economia, mas fora do meio ambiente.