A fim de evitar o desperdício de alimentos, que acontece em toda a cadeia de distribuição e boa parte nas prateleiras do supermercado, uma startup pensou em criar um aplicativo para conectar estabelecimentos a consumidores.
Os mercados, confeitarias e padarias que fazem parte do projeto são empresas que vendem com desconto os produtos que estão perto do vencimento, mas ótimos para o consumo. A economia para o consumidor é de pelo menos 50%.
No caso, os estabelecimentos cadastram os produtos de forma rápida e prática. E os alimentos podem ser industrializados, embalados ou frescos como frutas, legumes, verduras e até carnes. O funcionamento é por geolocalização, que mostra o que há mais próximos ao usuário.
As informações sobre o produto, preço, desconto e a data de validade ficam bem claras no aplicativo na hora da compra. O cliente pode pagar o frete ou retirar tudo no local escolhido. Em geral, o desperdício com produtos próximos da validade gira em torno de 2% do faturamento dos supermercados.