Pesquisadores da Califórnia, nos Estados Unidos, relacionaram o impacto da adoção de veículos elétricos com a poluição do ar e a saúde.
O estudo utilizou um “experimento natural”, analisando o uso de carros elétricos e veículos emissão zero por residentes da Califórnia. A pesquisa comparou os níveis de poluição e o atendimento de emergências para casos de asma entre 2013 e 2019.
O aumento veículos de emissão zero parece ter contribuído para a redução de atendimentos de emergências relacionados a asma em 3,2%. Os cientistas descobriram que as regiões onde mais se utilizava veículos elétricos tiveram queda em atendimentos de emergência nos casos da doença inflamatória pulmonar.
Os cientistas acreditam que a adoção dos veículos elétricos são uma alternativa para mitigar as mudanças climáticas, que também estão relacionadas a melhorar a saúde da própria comunidade. A média de veículos que não emitem poluentes saltou de 1,4 para 14,1 a cada mil habitantes. Essa mudança já resultou numa diminuição da média de dióxido de nitrogênio emitido na atmosfera.