Ouvir sua música favorita melhora efeitos dos medicamentos

Ouvir a música favorita já é uma ação conhecida por aumentar o humor. Agora, pesquisadores descobriram que uma intervenção de “música terapêutica” também pode tornar os medicamentos mais eficazes.

Segundo professor Jason Kiernan, da Universidade Estadual de Michigan, as “Intervenções para ouvir música são como medicamentos de venda livre: Você não precisa de um médico para prescrevê-los”.

Estudos de pesquisa anteriores já testaram várias intervenções envolvendo audição de música como uma ferramenta para tratar a dor e a ansiedade. Mas o pesquisador queria uma dose mais forte, e então decidiu testar os efeitos musicais para combater os enjoos causados pela quimioterapia no tratamento do câncer.

O pequeno estudo piloto incluiu 12 pacientes em tratamento quimioterápico que concordaram em ouvir sua música favorita por 30 minutos cada vez que precisassem tomar seu medicamento anti-náusea. A quantidade de serotonina aumenta significativamente quando ouve-se música, em uma explicação neuroquímica.

Usamos cookies para melhorar sua experiência e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Configurações de Privacidade

Escolha as categorias de cookies que deseja aceitar. Você pode alterar estas preferências a qualquer momento.

get_footer(); ?>