Terremotos detectados pela 1ª vez em Marte podem ajudar cientistas a entender melhor a Terra

Pela primeira vez, uma equipe internacional de cientistas observou uma série de ondas sísmicas atravessando o núcleo de Marte.

Essas observações revelaram que o núcleo do planeta vermelho é menor e mais denso do que se estimava e é composto por uma liga de ferro completamente líquida com altas porcentagens de enxofre e oxigênio.

Esta descoberta, feita a partir de medições da sonda Insight da Nasa, vai oferecer uma melhor compreensão de como o planeta se originou e de como ele difere geologicamente da Terra. A equipe conseguiu acompanhar a progressão de dois eventos sísmicos (um causado por um terremoto, e outro pelo impacto de um asteroide).

O estudo mostra que o núcleo de Marte é provavelmente completamente líquido, diferentemente do núcleo da Terra, que tem uma parte externa líquida e um núcleo interno sólido. Por outro lado, o núcleo de Marte contém elementos importantes – predominância de enxofre, com quantidades menores de oxigênio, carbono e hidrogênio.

Usamos cookies para melhorar sua experiência e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Configurações de Privacidade

Escolha as categorias de cookies que deseja aceitar. Você pode alterar estas preferências a qualquer momento.

get_footer(); ?>