Tratado global contra poluição plástica pode ficar pronto até 2024

Pela primeira vez países se uniram por um acordo global para acabar com a ameaça aos ecossistemas, o clima e o bem-estar humano. Em março de 2022, foi aprovada a resolução para acabar com a poluição plástica.

Este é um marco histórico que promete reverter a produção de 460 milhões de toneladas de plástico por ano.  Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, sem medidas urgentes, esse número triplicará até 2060.

A resolução, juridicamente vinculativa, aborda o ciclo de vida completo do plástico, necessário para enfrentar a crescente crise de poluição por esse tipo de material. O documento reconhece ainda a contribuição significativa feita pelos trabalhadores em ambientes informais e cooperativos para a coleta, classificação e reciclagem em muitos países.

O tratado deve incluir uma série de disposições técnicas, como promover a produção e o consumo sustentáveis de plásticos, desde o design do produto até a gestão ambientalmente correta de resíduos, por meio da eficiência de recursos e abordagens de economia circular seguras e justas.

Usamos cookies para melhorar sua experiência e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Configurações de Privacidade

Escolha as categorias de cookies que deseja aceitar. Você pode alterar estas preferências a qualquer momento.

get_footer(); ?>