Cromoterapia e a Mandala

segunda-feira, 30 de maio de 2022

A cromoterapia e a terapia que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. E você pode utilizar toda a energia das cores no desenho de uma mandala.

 

A palavra mandala significa círculo em sânscrito sendo considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Para os hinduístas e budistas, a mandala ajuda na concentração da prática meditativa.

 

Cada mandala contém em seu interior, desenhos de formas, figuras e cores variadas. Se observamos ao nosso redor, podemos encontrar mandalas nas flores, nas conchas ou em frutas como kiwi, por exemplo.

 

Os tibetanos acreditam que a mandala traz o conhecimento para se chegar a iluminação da vida. Já a cor representa um estado de espírito e traz para o indivíduo um significado para aquele momento de sua vida.

 

Muitos estados emocionais são demonstrados nas cores através da observação, meditação ou pintura da própria mandala.

 

Você pode colorir da forma que preferir, pode usar lápis de cor, tintas, canetas, giz de cera ou até digitalmente.

 

O significado das cores

 

1. Rosa
Trabalha a afetividade, o amor e harmonia, ajuda nos relacionamentos pessoais e profissionais.

 

2. Vermelho
Cor das conquistas, paixões e da sexualidade. O vermelho é estimulante, afasta a depressão e tira o desanimo. Quando essa cor está em uma mandala é preciso ter cuidado, pois, pode tirar o sono e causar irritabilidade.

 

3. Laranja
Cor da coragem, reconstrução e da melhora. Restauradora e regeneradora, traz a recuperação depois de processos destrutivos e auxilia em novos começos.

 

4. Amarelo
Cor da inteligência, do estudo e da criatividade. Age sobre os processos mentais. Afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio.

 

5. Verde
Calmante e equilibradora. Essa cor melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma. Quando o verde está em uma mandala, suas vibrações são sempre energizadoras. Sempre é benéfica para todos.

 

6. Azul
Traz equilíbrio, paciência e serenidade. Tranquiliza o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.

 

7. Violeta
Cor da espiritualidade, é mística e religiosa. Essa cor ajuda quem está desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas. Na mandala, ela limpa e isola os ambientes em que está.

Compartilhar:

Leia Também