Uma nova pesquisa do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência de Londres, na Inglaterra, descobriu que ver ou ouvir pássaros está associado a uma melhora no bem-estar mental que pode durar até oito horas.

Essa melhora também foi evidente em pessoas com diagnóstico de depressão, indicando o potencial papel da avifauna em ajudar aqueles com problemas de saúde mental.

O estudo usou o aplicativo Urban Mind para coletar relatórios em tempo real de bem-estar mental das pessoas, juntamente com seus relatos de ver ou ouvir o canto dos pássaros. Esta é a primeira vez que é mostrada a ligação direta entre ver ou ouvir pássaros e humor positivo.

Há evidências crescentes sobre os benefícios para a saúde mental de estar perto da natureza. O estudo ocorreu entre abril de 2018 e outubro de 2021, com 1.292 participantes. Foram cerca de 27 mil avaliações para chegar a esta conclusão. Os participantes foram recrutados em todo o mundo, sendo a maioria baseada no Reino Unido, União Europeia e Estados Unidos.