Dia de Preto-Velho

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Dia 13 de maio é dia de Preto-Velho. Na umbanda, são conhecidos como uma das entidades mais poderosas. Representam velhos negros e negras, espíritos de antepassados, são velhos escravos que ajudam pessoas. Não é à toa que o dia destas entidades é celebrado nesse dia, a data marcou a abolição da escravatura no Brasil em 1888.

 

Os Pretos Velhos carregam uma história de sabedoria, simplicidade e sofrimento. Submetidos a vários obstáculos se tornam espíritos evoluídos e auxiliam aqueles que precisam de ajuda. Chamados também de Velho, Vovô ou Vovó, os termos se referem a pessoas sábias, vividas e bondosas. A mensagem que eles passam aos seus protegidos é sobre generosidade e, principalmente, humildade.

 

Em momentos de desespero ou angústia muitas vezes nos fazem recorrer à ajuda divina, e as forças de entidades misticas nos auxiliam a superar as situações complicadas. A força das simpatias para pretos velhos são os meios mais conhecidos e os mais utilizados. Vale lembrar que, antes de fazer os rituais, é necessário ter fé.

 

Simpatia para ter paz no lar

Para essa simpatia escolha o dia certo: segunda-feira. Tenha em mãos uma estátua da Sagrada Família benzida por um padre. Em um momento em que se senta em paz e descansado, prepare um banho de ervas de sua preferência e tome depois do seu banho de higiene. Coloque a imagem em um prato branco, que nunca foi usado e em volta da imagem, coloque três colheres de arroz cru.

 

Depois, em um vaso posicione três rosas-brancas, por fim, acenda uma vela branca e ofereça à Tia Maria Redonda, pedindo para que todo e qualquer mal se afaste de sua casa em nome da sagrada família, por Jesus, Maria e José. Troque o arroz todo início de mês, sempre na segunda-feira.

 

Simpatia para abrir caminhos

Na quinta-feira, tenha em mãos uma estátua consagrada de São José. Escolha uma noite de lua crescente e prepare um modesto altar com três pães frescos para esse santo. Ao lado coloque três copos de água com uma colher de sopa de arroz cru em cada um. Ofereça ao Pai Jacó, acendendo uma vela branca e reze.

 

Quando a vela acabar, distribua os pães aos necessitados e os copos d’água com arroz, jogue no portão da sua casa, um de cada lado e o outro na rua. Caso more em apartamento, junte todas as águas e despeje em frente ao prédio ou em uma praça.

 

Sempre agradeça as entidades após realizar um ritual de simpatias para Preto-Velho. Uma dica é oferecer, em gratidão, algo que eles gostem como bebidas e comidas.

Compartilhar:

Leia Também