7 dicas para aproveitar a borra de café

quarta-feira, 04 de maio de 2022

A borra do café é a sobra de uma das bebidas mais preferidas dos brasileiros, o café.

 

Somos o segundo maior consumir de café do mundo. Se você costuma jogar as sobras no lixo, saiba que a decomposição libera gases do efeito estufa, como o metano, que contribui para o aquecimento global.

 

O restinho de pó que fica no coador pode ser reaproveitado, evitando a emissão de gases, de diversas maneiras, como compostagem, em fertilizantes, esfoliantes, tintas e aromatizadores.

 

O que fazer com a borra de café?

 

1. Fertilizante

 

A borra de café oferece nutrientes importantes para o solo. É rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica, elementos importantes para o crescimento das plantas. Entretanto, não é recomendado colocar diretamente no solo, pois o processo de decomposição interfere negativamente na função de fertilizante.

 

2. Skincare: cuidados com a pele

 

Dá para fazer um belo skincare depois de seu café. Isso porque traz componentes importantes para a saúde da sua pele. Por exemplo, o ácido linoleico está ligado principalmente à redução ressecamento, proporcionando hidratação, já o grão estimula a produção de colágeno e elastina, que reduzem linhas de expressão.

 

3. Neutralizante de odores

 

O nitrogênio presente na borra de café ajuda a eliminar o gás sulfúrico do ar quando combinado com o carbono, ajudando a eliminar cheiros ruins.

 

4. Produto de limpeza

 

A borra de café é abrasiva e pode ajudar a remover o acúmulo de sujeira em superfícies difíceis de limpar. Além disso, possui propriedades antibacterianas e antivirais.

 

Use a borra para limpar a pia, polir as panelas ou limpar a grela. Apenas tome cuidado para não usar em materiais porosos, pode causar manchas.

 

5. Reduzir a aparência da celulite

 

A celulite é uma condição que dá à pele uma aparência irregular. Aplicar a borra de café no local com celulite pode ajudar a diminuir a aparência da celulite.

 

Basta misturar borra de café com água ou óleo de coco e aplicar duas vezes por semana.

 

6. Tinta natural

 

A borra de café, quando úmida, pode servir como um corante barato e totalmente natural usado para colorir algodão, celofane e papel.

 

7. Reparar móveis riscados

 

Móveis de mateira podem ser riscados facilmente, para amenizar esse problema em um recipiente, faça uma pasta grossa misturando borra de café com água.

Esfregue a pasta no risco usando um algodão, deixe descansar por cerca de cinco a dez minutos e limpe com um pano.

Compartilhar:

Leia Também