Dia 30 de Março – Dia Mundial do Transtorno Bipolar

terça-feira, 30 de março de 2021

O dia 30 de Março foi escolhido como o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. Este dia foi escolhido devido ao pintor Vicent Van Gogh, possivelmente ter o transtorno, como uma homenagem a ele. É importante falar a respeito da bipolaridade justamente para que se tire o estigma em relação a este transtorno, assim como tantos outros quando tratamos de saúde mental.

 

O transtorno bipolar caracteriza-se por caracteriza-se por mudanças claras do humor, que variam entre episódios maníacos, onde a pessoa encontra-se eufórica, com humor exaltado e com muita energia ou pode encontrar-se em episódios depressivos, onde a pessoa possui humor deprimido, muito triste, sem energia.

 

Muitas vezes não é tão simples diagnosticar o transtorno bipolar, que pode ser confundido com outros transtornos. Quando diagnosticado ele tem tratamento eficaz, que geralmente são medicações estabilizadores de humor. O transtorno é crônico. Tomar uma medicação para transtorno bipolar, deveria ser tratado como como nada mais do que  que  se uma pessoa estivesse tomando remédio para diabetes, ou para qualquer outra doença crônica.

 

Atualmente celebridades como Demi Lovato e Mary Lambert divulgam nas redes sociais informações sobre o transtorno que faz com que diminua o preconceito em relação ao mesmo e faz com que cada vez mais pessoas possam ter dados a respeito da bipolaridade. Isso é um grande avanço quando tratamos de se dissiminar informações a respeito de saúde mental.

 

 

Por: Andrea Guimarães

http://focoempsico.combr

Compartilhar:

Leia Também