Principais eventos astronômicos de abril

terça-feira, 06 de abril de 2021

Gosta de observar a Lua e os planetas? Então, você terá um mês de abril bastante movimentado e cheio de eventos imperdíveis.

 

Um dos destaques para os observadores do céu noturno é a chuva de meteoros Líridas, que acontece no quarto mês do ano, quando a poeira do cometa Thatcher entra na atmosfera terrestre. Tem ainda conjunções da Lua com Júpiter, Marte e Saturno e a bela Superlua Rosa.

 

Já quanto à exploração espacial, o maior destaque é o aguardado voo do helicóptero Ingenuity em Marte, quando o pequeno dispositivo se tornará a primeira aeronave a realizar um voo controlado em outro planeta.

 

Eventos astronômicos de abril

Prepare binóculos e telescópios, além do celular e do notebook para acompanhar as missões espaciais, e fique de olho nos principais eventos do calendário astronômico de abril.

 

– 6 de abril: Conjunção Lua e Saturno
O satélite natural e o gigante gasoso estarão bem próximos, ficando visíveis no início da madrugada, com a Lua aparecendo a leste no horizonte e o planeta à esquerda.

 

– 7 de abril: Conjunção Lua e Júpiter, lançamento dos satélites Starlink
No dia seguinte, é a vez de Júpiter se aproximar, aparecendo acima da Lua, na porção leste do céu, logo após as 2h.

 

– 17 de abril: Conjunção Lua e Marte
Depois do pôr do Sol, a oeste, será possível ver a aproximação entre a Lua e Marte. Os apaixonados por astronomia visualizarão o fenômeno até as 21h45.

 

– 21 e 22 de abril: Chuva de meteoros Líridas
Nestas duas datas, ocorre o pico da chuva de meteoros Líridas, com os fragmentos do cometa Thatcher surgindo no céu na região da constelação da Lira. O melhor horário para observar as estrelas cadentes é a partir da 1h, em direção ao norte.

Vale lembrar que o céu precisa estar limpo para visualizar o fenômeno. Outro detalhe é que apps como Stellarium e Star Chart ajudam a localizar estes e mais corpos celestes.

 

– 26 de abril: Superlua Rosa
A primeira superlua de 2021 surgirá na mesma época em que desabrocha uma flor típica do início da primavera nos EUA. Daí vem o nome dado pelos nativos, “Full Pink Moon” ou Superlua Rosa em tradução livre, em homenagem à flor.

 

 

Fonte: tecmundo

Compartilhar:

Leia Também