Limpeza e energização das pedras e cristais

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Pedras e cristais possuem sua própria energia que está em sintonia com a Terra e possui relação com sua formação, estrutura e cores. Essas energias podem beneficiar as muitas camadas do nosso ser, trabalhando tanto aspectos psicológicos quanto outros fatores, como a saúde e quebra de padrões nocivos de comportamento.

 

Elas se conectam com nossa energia vital, harmonizam e equilibram o ambiente e as pessoas ao seu redor. No entanto, para obter delas os benefícios e energias, é necessário um cuidado especial na hora de limpar e se conectar com elas, energizando e programando para que transmitam e transmutem as energias de forma eficaz.

 

Neste artigo, veremos quais são os processos de purificação e energização dos cristais para que possamos obter deles toda a sua força e poder. Confira!

 

Primeiros passos para energizar pedras

 

As pedras são transmissoras, ampliadoras e receptoras de energia e, por conta disso, a energia e visualização que empregamos nelas são de extrema importância. No momento de limpar e energizar os cristais, é importante estar calmo e focado, centrando sua energia vital e irradiando-a para a pedra.

 

Existem pedras que são autolimpantes e não acumulam energias, como a Selenita, a Cianita, o Citrino e a Azeztulita. Estas podem ser utilizadas sem a preocupação com a purificação e inclusive podem purificar outros cristais. Porém, assim como existem pedras que não precisam da limpeza, outras exigem cuidados mais detalhados e constantes.

 

As pedras de cor preta são um exemplo – elas pedem limpeza constante, pois na grande maioria são muito receptoras e acumulam energias densas, assim como algumas de outras cores, como a Malaquita cuja limpeza é aconselhada antes e depois do uso. A depender de suas vibrações, cada tipo de pedra vai ter uma forma e tempo corretos para a limpeza.

 

Na Vibe Mundial Store, você encontra uma diversidade de cristais com poderes energéticos, acesse e escolha o que mais combina com você.

 

Limpando a parte física

 

Alguns cuidados que envolvem o manejo e o armazenamento das pedras podem auxiliar na sua durabilidade e ação, e a limpeza física da pedra é um deles. Se a pedra é usada como amuleto ou está em contato com o corpo constantemente, é normal que acabe acumulando sujidades ao decorrer do tempo, assim como as que ficam no ambiente acumulam pó.

 

Antes de qualquer processo de energização, é importante a limpeza física que deve ser feita de acordo com cada tipo de pedra. Aquelas que suportam a água e não são frágeis ao toque são geralmente lavadas com sabão neutro e uma escovinha ou pano úmido. Para aquelas que não vão bem em água, podem ser limpas apenas com algodão ou pano macio.

 

Após esse processo de purificação física, os cristais estão prontos para a limpeza energética.

 

Limpando as energias

 

Antes de usar um cristal, assim que ganha ou compra um, é extremamente importante a sua limpeza energética para dissipar qualquer acúmulo de energia de outras pessoas ou locais nessa pedra. Elas podem ter passado por diversas mãos e não é positivo que as energias dessas pessoas sejam transmitidas a você.

 

Para as pedras que suportam a água, a maneira mais utilizada para a limpeza é a imersão delas em uma mistura de água com sal grosso por algumas horas. A água do mar também é muito benéfica para esse processo, assim como água corrente de rios e nascentes, sendo ótimas escolhas para quem possui acesso.

 

Após algumas horas, no caso da imersão com água e sal grosso ou alguns minutos na água do mar, lave-as em água doce para retirar resquícios de sal. Já para as pedras que não podem entrar em contato com a água, pode-se fazer uma caminha de sal grosso em uma tigela e colocá-las em cima dele, deixando repousar algumas horas. Descarte o sal após o processo.

 

Ainda, se possuir cristais como Selenita, Cianita, Citrino ou Azeztulita, as pedras a serem limpas podem ficar em contato com elas e serão purificadas. As drusas também possuem esse benefício de purificação.

 

Energizando pedras e cristais

 

Depois de limpas fisicamente e com suas energias base restabelecidas, as pedras estão prontas para serem energizadas e programadas. Isso se faz necessário para conectar suas energias com a da pessoa que fará uso delas. Não existe via de regra para isso, o importante é a intuição e a mentalização nesse momento.

 

A seguir veremos quais as formas mais utilizadas na hora de energizar uma pedra e qual a ideal para cada tipo de pedra. Veja!

 

Energização solar

 

O Sol é a maior fonte de energia e pode recarregar os cristais que possuem vibrações solares e que não desbotam ou fragilizam sob sua luz. Os cristais pretos, azuis escuros e verdes escuros podem ser energizados nos raios solares, preferivelmente pela manhã.

 

Evite expor ao Sol cristais como Ametista, Água Marinha, Citrino, Fluorita, Quartzo Rosa e Quartzo Esfumaçado, pois podem desbotar. Procure entender quais energias sua pedra carrega, pois se são energias mais lunares e emotivas, é interessante evitar o Sol e preferir energizar sob a Lua.

 

Após algumas horas no Sol, seu cristal já está energizado e é hora de se conectar com ele, seja segurando na palma da mão ou focando sua energia vital. Nesse momento, diga a ele o que você objetiva com seu uso e ele será programado para alcançar isso, sempre de forma alinhada com suas energias base.

 

Energização lunar

 

A energização lunar não tem contraindicações quando se trata de resistência da pedra, pois não é tão agressiva quanto os raios solares. No entanto, deve ser observada a fase em que a Lua se encontra, para que ela carregue a pedra com as energias corretas. Para quem não possui muito conhecimento das fases e suas energias, opte pela Lua Cheia que não tem erro.

 

Ainda, é importante saber quais são as energias base da pedra, preferindo energizar na luz da Lua as pedras que possuem vibração lunar, como as azuis claras, as leitosas e roxas. As pedras que trabalham a energia das emoções, da intuição e da espiritualidade são em geral muito indicadas para o banho de Lua.

 

Após a energização de algumas horas sob o luar, é hora de se conectar com sua pedra, fazendo uma meditação ou apenas voltando sua energia vital para ela por alguns minutos, visualizando o que você deseja dela.

 

Energização pela terra

 

As pedras vieram da terra e uma das melhores formas de energizar e drenar energias acumuladas nelas é colocando-as em contato com o solo, que suas vibrações base e originais serão restabelecidas. Não raro se vê cristais enfeitando vasinhos e jardins, o que é benéfico para a planta e evoca a energia mais pura da pedra.

 

Para a energização pela terra, você pode posicionar suas pedras acima do solo por algumas horas. Para quem possui jardim ou quintal, essa é uma opção muito simples e eficaz, uma vez que o equilíbrio e transmutação provenientes do solo se conectam e purificam a pedra, harmonizando suas energias e a colocando em sintonia com sua essência.

 

Depois da energização, você pode também se sentar alguns minutos sob o solo, para ter as energias aterradas e para entrar em sintonia com as vibrações do seu cristal. Aproveite esse momento para se conectar com ele e programá-lo para aquilo que você deseja.

 

Energização pelo fogo

 

Algumas pedras não suportam o calor, por isso é interessante conhecer seu cristal antes de energizar ele pelo fogo. Um elemento de mudança e purificação potente, o fogo é muito eficaz para energizar cristais com vibrações de coragem, foco, determinação e proteção. Cristais mais frágeis e delicados podem preferir outras formas de energização.

 

Para energizar pelo fogo, você pode acender uma vela ou uma fogueira, como preferir e for acessível, e passar a pedra com todo cuidado alguns centímetros acima da chama, evitando o contato do fogo diretamente com a pedra. Se preferir repetir esse processo algumas vezes, aja segundo sua intuição.

 

Aproveite a luz do fogo para meditar e mentalizar com sua pedra em mãos, direcionando sua energia à ela e programando os benefícios que deseja que ela transmita para você.

 

Energização com incenso

 

O incenso é uma fonte de energia e transmutação representante do elemento ar, mas envolve as ervas, a aromaterapia e o calor da chama do fogo. Por conta disso, o incenso é uma ótima escolha na hora de energizar cristais, pois nos coloca em estado meditativo de atenção e tranquilidade e carrega os cristais com boas vibrações.

 

Para energizar, acenda um incenso, desacelere sua respiração e foque sua energia nos cristais enquanto os passa levemente na fumaça do incenso. Se conecte com cada uma das pedras enquanto faz o processo e as programe de acordo com seus objetivos de uso para ela. Repetir mantras, orações ou intenções é muito benéfico nesse momento.

 

Energização com outras pedras

 

Assim como a purificação e limpeza, alguns cristais podem auxiliar a energizar os outros. Geralmente quando colocados sobre uma drusa, uma Selenita ou uma ponta de cristal de Quartzo, os cristais são purificados e energizados, retornando à sua energia base original. Seguindo a mesma premissa, os orgonites também podem atuar na energização de outros cristais.

 

Após repousarem sobre um desses cristais com benefícios de purificação e energização, é importante a conexão com eles e a programação dos mesmos, para que atuem diretamente sobre o que é desejado. Segurá-los na mão enquanto sente sua alma se conectar à essência do cristal é um modo muito eficiente de estabelecer a conexão e a troca com eles.

 

A energização de pedras e cristais é super importante!

 

Como são objetos vivos e repletos de energia, as pedras e os cristais possuem o poder de absorver as energias ao seu redor, como forma de curar as más vibrações. No entanto, quando um cristal está sobrecarregado dessas energias nocivas, ele pode perder o seu poder de transmutação e acabar transmitindo essas vibrações para o ambiente e para as pessoas.

 

Por conta disso, é de extrema importância a purificação e energização das pedras e cristais antes e depois de usá-los, sempre respeitando seus aspectos e levando em consideração suas diferentes formas e ações. Algumas pedras vão pedir limpeza e energização mais constantes, como o caso das pedras de proteção em geral, enquanto outras podem ser autolimpantes e até auxiliar na energização de outros cristais.

 

Quando se trata de espiritualidade e da busca do crescimento pessoal, os cristais são aliados muito potentes que, se respeitados e cuidados da melhor maneira, podem trabalhar diversas camadas de nossas vidas. Manter o equilíbrio das vibrações deles e a harmonia de suas energias é fundamental e ativa o poder mais puro proveniente das pedras.

 

 

Portal Sonho Astral

https://sonhoastral.com

 

 

Compartilhar:

Leia Também